Tarifas Indexadas
Tarifas indexadas de eletricidade e gás natural garantem preços mais baixos.
É um produto indexado ao OMIE, o operador do mercado ibérico grossista de eletricidade onde produtores e agentes consumidores negoceiam o preço da eletricidade horária de acordo com um sistema marginalista de oferta e procura, tal como sucede com a aquisição direta do gás natural no mercado ibérico (MIBGÁS).
Em que consiste indexar a tarifa?
Consiste em pagar um preço variável pela energia elétrica consumida. Desta forma, com a Tarifa Indexada da luz ou gás natural, o consumidor acede ao mercado livre e paga a energia do seu negócio a preço de custo mais justo e uma pequena margem de gestão.
Com esta tarifa, pagará a energia a cada hora ao preço real em que está a ser vendida no mercado elétrico e evitará pagar durante todo o período do contrato o prémio de risco associado a todas as tarifas fixas.
Vantagens da Tarifa Indexada negócios e estabelecimentos
A principal vantagem desta tarifa é a poupança que irá notar na fatura da luz ou gás natural do seu negócio ou estabelecimento. Lembre-se que pode adaptar o consumo para aproveitar as horas em que a energia elétrica é mais barata e, ao mesmo tempo, evitar o prémio de risco das tarifas fixas.
Esta tarifa permite-lhe uma gestão energética eficiente e otimizada que notará desde o primeiro mês.
- Paga por cada hora o custo da energia elétrica, maximizando assim a poupança.
- Paga a energia a preço de grossista.
- Evita o prémio de risco associado a todas as tarifas fixas.
Componentes da Tarifa Indexada
Com a Tarifa Indexada para pequenos clientes, deve ter em conta as duas componentes da fatura que são fundamentais para compreender o consumo e o custo desta tarifa:
Termo de potência: não varia de acordo com o consumo, é um custo fixo por dia faturado. Este é o preço que paga pela energia elétrica contratada para o seu negócio ou instalações. É medido em kW. Dependendo do seu negócio, necessitará de contratar mais ou menos energia. Por exemplo, quanto mais energia for contratada, mais aparelhos elétricos poderá ter, mas mais irá pagar. Em suma, o prazo de energia será marcado pela energia elétrica contratada com o fornecedor e o seu preço.
Termo de energia: na Tarifa Indexada, o preço da energia é pago de acordo com o consumo e o preço por hora estabelecido no OMIE (Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade), mais um pequeno fee de gestão para o fornecedor. Desta forma, a energia é paga a cada hora ao preço que está realmente a ser vendido no mercado grossista de eletricidade. Isto evita o pagamento do prémio de risco associado a todas as Tarifas Fixas durante todo o período do contrato.
Quer contratar a Tarifa Indexada?
Se quiser poupar na conta de eletricidade da sua empresa ou estabelecimento pagando a eletricidade ao preço do mercado grossista, a Tarifa Indexada de Eletricidade é a que melhor se adapta às suas necessidades.
É importante que seja claro sobre os seguintes pontos:
Sim, os nossos contratos têm carácter permanente, com uma bonificação associada, pois isso ajuda-nos a oferecer-lhe melhores preços.
Na EDE acompanhamos e gerimos a gestão de contratos permanentemente todos os meses com absoluta dedicação e profissionalismo com conhecimento e transparência.
Com clareza, transparência e sem surpresas. Deixe os nossos consultores aconselhá-lo e solicitar agora uma oferta comercial de Tarifa Indexada para o seu negócio e comece a poupar na sua conta de eletricidade ou gás natural canalizado!
A forma mais simples de baixar a fatura de eletricidade!
“Sabemos que isto lhe pode fazer muita confusão, mas neste momento (nos primeiros meses de 2023) a maior poupança está nas empresas mais baratas do mercado que têm tarifários indexados. As poupanças podem chegar aos 70 ou 80%. Pergunte a quem segue o nosso site e as redes sociais quando estão a pagar depois de terem mudado e se estão arrependidos. Mas atenção, esta poupança é só para quem está atento ao preço da eletricidade no mercado OMIE (no mercado grossista) para sair quando já não compensar. Neste momento, compensa e não é pouco.
Para quem não sabe, os tarifários de eletricidade indexados são aqueles em que você paga a eletricidade a “preço de fábrica” (na origem – chama-se OMIE – onde todos os fornecedores a compram para a vender a si) e paga uma pequena margem de lucro fixa a esse fornecedor.
Qual é o risco que corre? É que se a eletricidade subir repentinamente de preço na origem, nesse mês você vai pagar muito; mas se a eletricidade baixar muito você vai também poupar muito. É o que está a acontecer neste momento!
A eletricidade está quase de graça. Em Março 2023, o preço do kWh foi de 2 cêntimos. No mercado regulado está a cerca de 16 cêntimos kwh em simples nas BTN. Vê a diferença?
Como sabemos que isto é um bicho de 7 cabeças para muitos de vocês vamos dar uma ajuda.
Todas as semanas/meses vamos publicar o preço médio líquido do kWh que pagariam se estivessem no mercado indexado.
Este acompanhamento semanal vai permitir-vos avaliarem quando estará na altura de começarem a ponderar sair do tarifário indexado para um tarifário fixo que seja melhor do que o indexado nessa altura. O limite que traçamos é a média de 200 euros por MegaWatt/hora (o equivalente a 15 cêntimos por kWh, que é o valor do mercado regulado). Só para terem uma ideia, a média no indexado nestes primeiros 7 dias é negativa. Ou seja, correm o risco de não pagarem quase nada, como em Janeiro. Houve pessoas a pagarem faturas de 8, 10 ou 15 euros com consumos muito elevados de centenas de kWh (só pagaram a potência contratada, impostos e a Taxa Audiovisual).”